Marchar rumo ao Tibete para consolidar a defesa nacional

Zhu De

25 de maio de 1951


Fonte para a tradução: Obras Escogidas de Zhu De, Pequim: Ediciones en Lenguas Extranjeras, 1986, pp. 359-360.

Tradução e HTML: João Victor Bastos Batalha.

Creative Commons


Nota da edição

O presente artigo foi escrito a pedido das tropas do Exército Popular de Libertação que entrariam no Tibete, em conformidade com um acordo, firmado em maio de 1951 entre o Governo Popular Central e o governo local do Tibete, que estabelecia medidas para a libertação pacífica da região.

1. Marchar rumo ao Tibete para consolidar a defesa nacional é uma tarefa tão honrosa quanto grandiosa.

2. Realizem devidamente os preparativos para a marcha, calculando minuciosamente todas as necessidades de vestuário, abastecimento, alojamento e transporte.

3. Não temam dificuldades nem perigos. Deparar-nos-emos com cumes elevados, despenhadeiros de difícil acesso, montanhas cobertas de neve e vastas estepes, mas seremos capazes de abrir caminho entre as montanhas que encontrarmos e construir pontes sobre os rios que cruzarmos, não havendo lugar por onde o Exército Popular de Libertação não possa passar.

4. Sempre que mantivermos uma unidade fraternal, nos ajudarmos mutuamente, fizermos pleno uso de nossa inteligência e apresentarmos todos as nossas sugestões, quaisquer dificuldades poderão ser superadas.

5. Cultivem o espírito de luta árdua e vida frugal do Exército Popular de Libertação, preservando sua tradição de estrita observância da disciplina.

6. É uma tarefa das mais honrosas ajudar o povo tibetano. Respeitem seus costumes e aprendam seu idioma. Sejam modestos e prudentes, evitem a arrogância e a precipitação, e convivam harmoniosamente com nossos compatriotas tibetanos.

7. Adotem uma visão de longo prazo em relação à construção do exército e procurem aperfeiçoar as habilidades militares para defender nossa nação. Aumentem a produção para assegurar o abastecimento. Somos, ao mesmo tempo, uma força combativa e produtiva.

8. Capacitem-se para enfrentar os elementos da natureza. Apresentem cada vez mais ideias e sugestões. Produzam cereais e criem mais bovinos e caprinos. Transformemos gradualmente o planalto em terras férteis por meio do nosso trabalho diligente.

Ânimo, camaradas! Cumpriremos com êxito esta tarefa de significado histórico.